Nutrição clínica
Em contexto clínico, desenvolvo o meu trabalho com base na evidência, adaptando a nutrição e a alimentação a cada caso concreto, tratando e prevenindo a doença, e otimizando o organismo para que consiga alcançar o seu potencial máximo de bem-estar.
Proponho estilos de vida e dietas saudáveis, flexíveis e duradouras, que se encaixem no tipo de vida de cada pessoa e que aliem o prazer da alimentação à nutrição ótima, sem dietas da moda, medicação ou eliminação injustificada de grupos de alimentos.
Uso uma abordagem personalizada, onde cada plano alimentar é construído à medida das necessidades específicas e dos objetivos de cada cliente.
Em caso de necessidade, podem ser recomendados exames de diagnósticos complementares (análises bioquímicas, testes genéticos e outros).
A consulta de nutrição deve integrar uma rotina de auto-cuidado ao longo da vida. Seja qual for o seu objetivo ou necessidade, existe uma alimentação certa para si.
Testes complementares
Nutrição Clínica do Sec. XXI
Nutrigenética
Sempre que necessário, recorro ao apoio de testes genéticos especificamente orientados para a intervenção nutricional. Estes testes permitem estudar os genes e a sua relação com a alimentação, através da avaliação de 94 variantes genéticas, presentes em 67 genes e 18 parâmetros bioquímicos cujo impacto se reflete no organismo, na dieta e nos hábitos de vida.
São importantes meios de diagnóstico que servem de base à elaboração de planos alimentares e do estilo de vida, 100% personalizados para a obtenção de um estado de saúde ótimo através da dieta.
Com uma precisão superior a 99%, qualquer pessoa pode beneficiar da realização deste tipo de teste.
Microbioma Intestinal – teste complementar
O microbioma intestinal, a sua função e relação com diversos problemas de saúde, é uma das áreas de investigação que mais interesse tem suscitado nos últimos anos, principalmente ao nível da manipulação do mesmo como potencial terapêutico e imunomodulador.
A microbiota intestinal é o conjunto de micróbios (bactérias, fungos e vírus) que habitam o trato gastrointestinal e que são responsáveis pela manutenção de funções vitais para a homeostasia do hospedeiro, nomeadamente a digestão e síntese de nutrientes e outras moléculas e a atividade dos sistemas imunitário, nervoso e digestivo.
O microbioma é, à semelhança da impressão digital, único, pessoal e, neste caso, “transmissível” como ocorre, por exemplo, com a transferência da flora intestinal da mãe para o bebé durante o parto. Qualquer alteração no equilíbrio das populações suas constituintes (DISBIOSE), pode provocar perturbações ao nível da saúde sendo a diarreia, a obstipação, a doença inflamatória intestinal, o excesso de peso, a obesidade/síndrome metabólica, a doença do fígado gordo, o cancro colorretal, as doenças respiratórias e mentais, as mais comuns.
O microbioma intestinal pode alterar-se devido a vários fatores como a idade, a toma de antibióticos, o estilo de vida e a alimentação.
Se tem dúvidas sobre o estado de equilíbrio do seu microbioma intestinal, marque a sua consulta de nutrição e esclareça todas as suas questões.
O teste que permite estudar o estado de saúde dos seus intestinos e populações residentes (microbioma) é completo, relevante, essencial e fiável e permite personalizar a dieta com base no conhecimento cientifico mais atual.
Áreas de atuação em contexto clínico:
- Emagrecimento e gestão do peso
- Aumento do peso
- Doenças metabólicas e auto-imunes (ex: Diabetes Mellitus, Perturbações da tiróide, Síndroma de Cushing, Artrite Reumatóide, …)
- Hipertensão, dislipidemias e doença cardiovascular
- Gravidez, puerpério e recuperação do peso
- Dieta da Menopausa
- Cessação tabágica sem aumento de peso
- Transição alimentar e otimização da dieta vegetariana
- Terapia nutricional na depressão, na ansiedade e no stress (coadjuvante)
- Nutrição preventiva e antienvelhecimento
- Reedução alimentar e do estilo de vida