Lancheira de praia
Quem gosta de praia sabe que a falta de regras e horários, aliada às tentações gastronómicas do litoral, pode dificultar a manutenção de hábitos alimentares saudáveis e são muitas as pessoas que têm dificuldades em gerir o seu peso corporal durante a época balnear e as férias.
Organizar e preparar a sua própria lancheira contribui para amenizar a fome ao longo do dia e permite controlar melhor as escolhas dos alimentos que vai consumir. Desde que cumpridas as regras básicas de higiene e segurança alimentar, como lavar bem os frutos e vegetais e, com a ajuda de termoacumuladores, manter os alimentos que necessitam refrigeração em temperaturas adequadas, é fácil, prático e divertido organizar uma lancheira saudável capaz de agradar a miúdos e graúdos.
Ajuste o tamanho e a quantidade das lancheiras ao número de pessoas da sua família. Arranje lancheiras pequenas para as crianças e peça-lhes ajuda para a preparação dos seus próprios lanches: deixe-os escolher o que querem levar. Tenha em atenção que são muito poucas as crianças que, perante brócolos e donuts, escolhem brócolos… por isso, é da responsabilidade dos adultos uniformizar a oferta, nada de açúcares, gorduras e sal! A natureza disponibiliza inúmeros alimentos e por isso não há necessidade de recorrer à alimentação industrial. A saúde e a carteira agradecem, hoje e no futuro.
Sugestões para a sua lancheira de praia:
- Cenouras, tomates, espargos e talos de aipo crus
- Pasta de grão (hummus) para dip dos vegetais crus
- Ovos cozidos
- Fruta desidratada (banana, maçã com canela, pêra, …)
- Bolo caseiro (sem cremes)
- Frutos secos
- Tremoços
- Pães de sementes, wraps ou bolachas de arroz ou milho recheados com: 1) hummus, alface e tomate; 2) atum ao natural e tomate; 3) abacate e ovo cozido; 4) peito de frango, espinafres e cenoura ralada; 5) atum, agriões e beterraba; 6) queijo ricota, tomates mini e coentros; 7) manteiga de amendoim ou amêndoa com banana; …
- Gelatinas
- Melancia, melão, pêssegos, maçãs, ameixas ou alperces;
- Iogurtes sólidos e líquidos;
- Barritas energéticas ou proteicas;
- Queques de ovo e vegetais (egg muffins);
- Água e sumos de fruta ao natural ou sem adição de açucares.
Sofia Rodrigues, nutricionista (2071N)