O chocolate é um alimento muito energético porque, tradicionalmente, é feito com muito açúcar e gordura. Existem vários tipos de chocolate, do branco ao ruby, do negro ao de leite. O chocolate negro, feito com mais de 70% de cacau, é o que apresenta mais benefícios para a saúde devido à presença de vários biocompostos muito interessantes como, por exemplo:
- anandamida, cujo nome deriva do sânscrito ananda que significa “felicidade suprema”, favorece a estabilidade do humor e a sensação de bem-estar porque aumenta a secreção de serotonina.
- teobromina, um estimulante com ação semelhante à cafeína, que atua no sistema nervoso central e cujo potencial pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer
- antioxidantes (flavonoides) principalmente catequinas, epicatequinas e procianidinas que protegem o sistema cardiovascular
- óxido nitrico que relaxa as artérias e reduz a pressão arterial
- Apesar de todos os benefícios listados, o chocolate é um alimento que deve ser consumido com moderação. Um quadrado, comido de forma lenta e que se deixa derreter na boca, é suficiente.
Mousse de chocolate negro
Uma mousse muito mais saudável do que a receita original. Sem ovos, nem manteiga mas com uma textura muito cremosa que se faz com apenas 3 ingredientes: 2 bananas maduras, 125g de chocolate 70% cacau, 100 ml de bebida vegetal de coco.
Triture todos os ingredientes até obter um creme homogéneo. Uma delícia!
Baga, em equilíbrio consigo.
Sofia Rodrigues, nutricionista